A serralheria é bem conhecida na produção de grades, portas e janelas, mas você sabia que é possível utilizá-la na decoração? Estruturas em metal são uma forte tendência em móveis sob medida de alto padrão, especialmente nos estilos industriais e minimalistas. Conheça hoje algumas aplicações deste conceito e como ele pode transformar o seu ambiente.
Utilizada principalmente na construção civil, a serralheria é o segmento responsável por produzir peças estruturais em metal, essenciais nas obras, como corrimãos esquadrias. As matérias-primas mais comuns são o ferro e o alumínio, que podem ser produzidos e manuseados tanto por grandes indústrias como serralheiros independentes, em processos mais artesanais.
Uma das principais tendências para móveis – que só cresce – é a combinação da serralheria com outros elementos decorativos no ambiente. Detalhes metálicos, em ferro, cobre ou até mesmo o bronze, dão um toque rústico e, ao mesmo tempo, moderno e tecnológico.
Isso faz parte da popularização do estilo industrial na arquitetura, que aposta no uso de materiais brutos, como o aço e tijolos, além de estruturas aparentes, tudo para criar uma atmosfera bem despojada. Trata-se de um conceito incrível para quem preza pelo minimalismo, outra tendência popular, que busca a simplicidade e objetividade.
Uma das principais vantagens da serralheria nos móveis é a facilidade de combiná-la com as mais diversas paletas de cores e estilos, dos tons quentes e vivos até abordagens mais sóbrias e discretas.
Ela pode estar presente não apenas nos móveis, mas também em itens menores na decoração, como um complemento discreto e sem necessariamente pautar todo o estilo do espaço. A grande variedade de pinturas e acabamentos disponíveis auxilia na escolha do tom desejado, como o ferro, que dá um toque mais rústico, até o aço inox, bastante sofisticado.
Quando trabalhada em conjunto com o mobiliário, a serralheria abre um enorme leque de possibilidades e abordagens únicas. É possível criar móveis minimalistas, com linhas retas e finas, e até peças mais clássicas, de formas curvas e desenhadas.