Separar alguns minutos para relaxar durante a rotina não deveria ser considerado um luxo e sim uma necessidade. São momentos transformadores, que trazem mais qualidade de vida e até mesmo melhoram a produtividade no trabalho.
É aí que entram as áreas zen, um cantinho totalmente pensado para o descanso e a meditação. Conheça suas vantagens, eficácia e diversas dicas para torná-las realidade.
O que são?
As áreas zen estão em alta. Tratam-se de espaços idealizados apenas para o relaxamento e a concentração, onde todo o mobiliário e a decoração são pensados para um melhor aproveitamento destes momentos intimistas e o desligamento do mundo exterior.
É possível ter uma área zen em casa, adaptando ambientes como a varanda e a cobertura, ou no espaço de trabalho. Além dos benefícios à saúde física e mental das pessoas, são boas oportunidades para ressignificar espaços em desuso.
Eficácia comprovada
Dedicar alguns minutos diários para a meditação alivia o estresse acumulado e previne doenças, além de diminuir a ansiedade e até mesmo estimular a criatividade, por meio do ganho de foco. Há também o atenuamento na pressão sanguínea, que ajuda a aliviar dores de cabeça e melhorar o humor.
Estes espaços são cada vez mais comuns em ambientes corporativos, já que o impacto positivo na saúde, tanto física quanto mental, se reflete no trabalho. Diversas empresas relatam que momentos assim aumentam a produtividade de seus funcionários e em conversas informais no espaço de descanso podem surgir as melhores ideias.
Dicas de decoração
Ao contrário do que muitos podem pensar, implementar uma área zen não é necessariamente caro ou complicado. Uma sugestão é fazer deste um espaço versátil, que também funcione como um refeitório ou ambiente de convivência nas empresas, por exemplo. Em casa, a varanda pode ser utilizada para este fim e de maneira integrada com a sala de estar, ampliando a área útil do ambiente.
Conforto é a palavra de ordem aqui. Móveis com estofados aconchegantes e muitas almofadas combinam com a proposta, assim como objetos de texturas naturais, como esteiras, tecidos, fibras e, principalmente, a madeira. Os elementos orgânicos que pautam o tom da decoração.
Plantas, flores, fontes de água, pedras e vasos também são muito bem-vindos e o material mais recomendado tanto para os móveis quanto o piso é a madeira, justamente por ser uma textura orgânica e visualmente agradável.
Pisos de madeira unem elegância e aconchego, além de combinarem com tudo. Vale mencionar também o conforto térmico e acústico proporcionado, ideal para ambientes onde o isolamento dos sons externos se faz importante, assim como a manutenção de uma temperatura agradável.
Outra dica é optar por locais com janelas amplas, já que a luz natural é a mais recomendada para práticas de meditação e relaxamento. Da mesma forma, também recomenda-se ambientes bastante arejados.
Projetos únicos
Como visto, os benefícios de se ter uma área zen são inúmeros, e não é difícil colocar estas ideias em prática. Adaptar ambientes já existentes em casa, até mesmo com móveis usados, já faz toda a diferença no dia a dia.
O uso da madeira, em especial, transforma esses espaços, tanto no visual quanto em suas funcionalidades e benefícios. Aqui, na Formighieri, trazemos a ampla experiência em madeira a projetos totalmente customizados às necessidades dos clientes. Conheça o trabalho em nosso site!