Planejar um closet envolve muitas preocupações, como o aproveitamento do espaço disponível, a praticidade da disposição dos objetos e até mesmo a iluminação no local.
Entretanto, realizar este sonho não precisa ser algo tão complicado! Conheça as principais vantagens dos closets sob medida, além de muitas dicas para acertar na escolha. Confira!
Ganhando espaço
Os closets, quase sempre, são instalados em espaços compactos, então, é justamente por isso que cada cantinho precisa ser bem aproveitado. Uma dica primordial é apostar nas portas de correr, tanto na entrada do closet quanto em seus armários. Elas dispensam um espaço valioso para a abertura.
Ganhando espaço
Os closets, quase sempre, são instalados em espaços compactos, então, é justamente por isso que cada cantinho precisa ser bem aproveitado. Uma dica primordial é apostar nas portas de correr, tanto na entrada do closet quanto em seus armários. Elas dispensam um espaço valioso para a abertura.
Há ainda a possibilidade de abolir parcialmente ou de maneira completa o uso de uma porta para separar o quarto do closet. Uma porta de vidro como divisória, por exemplo, mantém as roupas sempre à vista e ainda estabelecendo uma divisão clara dos ambientes.
Aos que possuem um pouco mais de espaço, uma ilha central é muito útil para guardar acessórios de maneira rápida e prática. Elas podem conter gavetas e divisórias específicas para cada tipo de objeto, como caixas para as joias.
E para aumentar a sensação de amplitude, os espelhos são sempre uma boa recomendação. É possível utilizá-los tanto dentro do closet quanto nas portas que o separam do quarto. O intuito aqui é distribuir melhor a iluminação e esconder as limitações físicas.
Iluminação e ventilação
Ainda sobre a iluminação, vale lembrar que ela pode ser natural ou artificial. Janelas podem ser bem aproveitadas no closet, contanto que exista um cuidado na disposição dos móveis para garantir que a longa exposição ao Sol não desbote as roupas. Uma solução para isso é utilizar uma persiana na janela ou apostar em armários fechados.
Quanto à iluminação artificial, sua disposição deve evitar a projeção excessiva de sombras. Além disso, as lâmpadas não podem alterar a percepção das cores no ambiente, sendo mais indicadas as do tipo halógeno. Utilizar o interior do móvel em branco também auxilia na fidelidade das cores.
A ventilação é outro aspecto muito importante, já que ele está diretamente ligado à boa conservação das roupas e o seu cheiro. Uma janela no local é a melhor alternativa, mas como muitas pessoas não dispõe de uma, é possível apostar em sistemas de ventilação discretos ou deixar um espaço entre os armários e o teto, o que evita a formação de mofo.
Por que sob medida?
Há uma diferença entre móveis planejados e móveis sob medida. No primeiro caso, a instalação é feita a partir de módulos pré-fabricados, que são adaptados ao ambiente em questão. Quanto aos móveis sob medida, o projeto é feito do zero com as necessidades do cliente em mente, o que possibilita a total personalização. Por isso, trata-se da solução ideal para um melhor aproveitamento dos espaços e uma estética única.
Um bom projeto leva em conta os hábitos e preferências dos moradores, tudo a fim de tornar o uso cotidiano do closet o mais natural e funcional possível. Os móveis são adaptados às roupas e acessórios de quem vive ali e não o contrário. Além disso, a customização dos móveis sob medida permite deixá-lo com a cara que deseja, desde um estilo minimalista até abordagens clássicas.
Experiência e inovação
Com mais de 70 anos de experiência em madeiras, a Formighieri é referência em projetos de alto padrão totalmente personalizados. Unimos nossa expertise às mais recentes novidades e tecnologias do mercado moveleiro para superar expectativas. Conheça um pouco mais do trabalho em nosso site e continue acompanhando o blog para mais conteúdo como esse!