Os anos passam, mas os pisos de madeira continuam muito requisitados em casas e apartamentos ao redor do mundo. No entanto, antes de escolher o revestimento é necessário se atentar a diversos fatores, já que são muitos os tipos de pisos e cada um é mais recomendado para um caso diferente. Conheça os principais tipos de pisos de madeira para áreas internas, com dicas sobre suas benefícios e características únicas!
Os pisos de madeira maciça estão entre os revestimentos mais resistentes no mercado. Eles são compostos por réguas inteiras de madeira pura, geralmente de origem nobre, com uma ótima variedade de cores e desenhos naturais que combinam com qualquer ambiente. São os pisos mais recomendados para ambientes com grande circulação de pessoas.
Outra vantagem é que a madeira maciça possibilita o relixamento durante a manutenção, o que deixa sempre com aspecto de nova. Com um acabamento em verniz de múltiplas camadas, há ainda uma ótima proteção contra riscos e manchas.
Os pisos multiestrato, por outro lado, são construídos a partir de fragmentos de madeira maciça cruzados na superfície, com entre 4 e 8 mm de espessura, coladas sobre uma base de madeira. Apesar de não serem tão resistentes quanto os pisos de madeira maciça, oferecem uma durabilidade elevada.
Sua técnica de construção, feita a partir de pequenos palitos cruzados de madeiras tropicais, garante uma grande estabilidade e sem o risco de abertura de frestas e empenamentos desde que instalados por equipe especializada e que não sofra influência de umidade no espaço em que é instalado.
A composição dos pisos estruturados é semelhante. Também contam com grande estabilidade e possibilita o relixamento, mas construídos a partir de uma lamela de madeira nobre na superfície. Há diversas cores, além do acabamento em verniz que garante alta resistência.
Muito popular em casas de campo, o piso de madeira rústica possui uma estrutura semelhante aos pisos estruturados, mas com réguas desenhadas e coloridas naturalmente, além de veios evidenciados e detalhes manualmente esculpidos.
E para quem procura uma opção econômica e sem deixar a qualidade e o requinte de lado, os pisos multilaminados são uma ótima pedida. Eles possuem uma estrutura feita a partir de lâminas de madeiras tropicais e de reflorestamento cruzadas entre si, revestidas com uma superfície de madeira nobre menos espessa, com cerca de 0,6 mm. Não é possível revitalizá-la a partir do relixamento, mas sim por outras técnicas.
Assim como nos produtos anteriores, há a aplicação de múltiplas camadas de verniz, o que lhe confere uma boa resistência em um material compacto e com uma ótima relação de custo benefício.
Os pisos de tacos são bastante tradicionais, ideais para quem procura padrões variados de paginações com uma ampla gama de desenhos, larguras e comprimentos. Além da já conhecida durabilidade, há ainda a opção do taco palito, com largura máxima de 50 mm.
Algumas linhas exclusivas, como a Versailles, da Indusparquet, oferecem mosaicos com design bastante arrojado e moderno. Ela é composta por pequenas peças de madeira maciça combinadas de maneiras únicas.
Qualidade e alto padrão
Assim como as espécies de árvores, existem diversos tipos de pisos para todos os gostos, necessidades e preços. Com mais de 70 anos de experiência em madeira, nós, da Formighieri, oferecemos pisos de alto padrão e alta qualidade, para quem busca conforto, segurança e um visual inigualável. Conheça todas as linhas em nosso site!