Divertidos e funcionais: móveis sob medida para transformar quartos infantis

Quando se trata da decoração, quartos de crianças ou bebês são um verdadeiro mundo à parte. É necessário se atentar a vários detalhes que, em outros casos, não são levados em consideração da mesma forma, como a importância do desenvolvimento cognitivo, alturas adaptadas e a segurança. Conheça alguns dos principais aspectos para ficar de olho ao idealizar o quarto de uma criança, com exemplos incríveis para se inspirar.

Definindo o tema

 Não há lugar da casa mais pessoal do que o quarto, especialmente para uma criança. Ele deve refletir a personalidade de quem vive ali e acolhê-lo diariamente, sendo o seu cantinho mais íntimo de brincadeiras e muita imaginação. Por isso, antes de tudo, é importante conversar com a criança para ouvir suas preferências e desejos.

Fonte: Pinterest

Outro fator importante para pautar o tom do ambiente é que, ao contrário dos adultos, as crianças passam por uma rápida transformação. Por isso, o quarto deve ser pensado também de forma que ele possa acompanhar o desenvolvimento da criança em suas diferentes fases. Decorações com temáticas muito específicas, por exemplo, não são recomendadas.

Cores são indispensáveis

As cores são importantíssimas nesse sentido, já que ditam o estilo do espaço. Aqui, as cores são mais do que bem-vindas, já que tornam o ambiente mais divertido e ainda estimulam os sentidos, especialmente dos bebês. Com o cuidado para não exagerar, diferentes tons podem pontuar desde os móveis até as paredes e o piso.

Evite aquele clichê monocromático de sempre! Em um mar de possibilidades, porque se limitar ao velho “rosa para meninas e azul para os meninos”? Mesmo com essas cores é possível apostar em combinações inusitadas, como toques de laranja e roxo.

Móveis lúdicos e divertidos

Porque não transformar as atividades do cotidiano em brincadeiras? Os móveis representam possibilidades incríveis para agregar funcionalidade e um tom lúdico ao quarto, com peças únicas para divertir e estimular a criatividade das crianças.

Foto: Marcelo Stammer

Camas com formatos inusitados, como de carro ou foguete, já são bem conhecidas. Há também as camas suspensas, que dão uma cara de “casa na árvore”, além dos beliches com escorregador.

No exemplo abaixo, projeto de móveis sob medida da Formighieri no ambiente idealizado por Mariana Stockler (Sp Studio), há uma área suspensa que inspira brincadeiras ao mesmo tempo que aproveita o espaço do quarto de maneira inteligente. As redes coloridas em torno do cantinho deram uma cara incrível, além, claro, da proteção necessária.

Foto: Marcelo Stammer

Organização desde cedo

Crescer em um ambiente organizado é muito importante para o desenvolvimento de uma criança, mas isso pode ser um verdadeiro desafio. Para que a bagunça com os brinquedos não fuja do controle, vale a pena apostar em móveis organizadores.

Nichos e prateleiras aproveitam o espaço livre nas paredes para guardar livros e brinquedos e, de quebra, ainda decorar o quarto. Aposte em formatos e cores diversas para cativar as crianças. O mesmo vale para caixas, baús, cestas e gaveteiros. Guardar os brinquedos pode ser parte da brincadeira!

Fonte: Pinterest

Segurança é primordial

A segurança deve ser levada em conta antes de qualquer outra coisa. É um ponto especialmente relevante ao projetar o quarto de uma criança ou bebê, já que elas ainda não possuem independência como adolescentes ou adultos.

Quinas arredondadas, protetores de tomada, fechamento de gavetas suavizado e até mesmo peças hipoalergênicas, que evitam alergias e doenças respiratórias, são algumas das precauções. Além disso, é fundamental garantir que os móveis sejam de qualidade, com boa resistência e confiabilidade.

 

 O quarto é, talvez, o local onde a criança passa a maior parte de seu tempo livre. Torná-lo um ambiente agradável, seguro e divertido é muito importante para o seu desenvolvimento e bem-estar.

Móveis sob medida possibilitam uma personalização sem igual, de acordo com as necessidades e a personalidade da criança, em projetos encantadores.